O que são produtos Orgânicos?

 

O que são os produtos orgânicos?

 

O alimento para ser considerado orgânico, ele precisa ser cultivado e produzido de maneira natural, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, drogas químicas, produtos geneticamente modificados ou hormônios sintéticos. Isso significa que desde o cultivo até sua finalização, passando por toda a cadeia produtiva, o alimento é livre de qualquer contato químico ou transgênico.

Porém, o universo orgânico vai muito além do cultivo e consumo de alimentos sem químicos. A produção de orgânicos se preocupa com os aspectos ambientais e sociais envolvidos, garantindo que todo o ecossistema seja sustentável:

  • Aspectos ambientais:
    • Para o produtor orgânico, tudo se inicia no solo, que deve estar sadio para produzir bons alimentos. Basicamente tem-se um relacionamento de troca, e não apenas de retirada de recursos. O solo é tratado com adubação verde e é importante que haja biodiversidade e rotação de culturas. Dessa forma, alimentos são cultivados com alto valor nutricional e de forma natural.
    • Como não existe a utilização de químicos e agrotóxicos, o solo não é contaminado e consequentemente animais, rios, lagos e etc. também não são, possibilitando uma produção sustentável, sem agredir o meio.
  • Aspectos sociais:
    • A produção de orgânicos se preocupa com a qualidade de vida de seus empregados, garantindo seus direitos e de seus familiares, além de condições dignas de trabalho. Além disso, os trabalhadores não são expostos a grandes quantidades de químicos como na agricultura convencional, evitando graves problemas de saúde.

 

Por que consumir orgânicos?

O consumo de alimentos orgânicos vem junto com uma série de benefícios, seja para quem o consome ou para os envolvidos na cadeia:

  • Saúde: quando se consome um alimento orgânico, você esta deixando de consumir um grande volume de químicos e venenos derivados do uso de agrotóxicos e pesticidas (por exemplo) utilizados no cultivo e produção de alimentos convencionais. Dessa forma, você estará consumindo um produto bem mais saudável e natural, da cultivado da forma que deve ser. Seu corpo agradece.
  • Sabor: o alimento orgânico possui mais sabor, o que ocorre por ter sido produzido sem químicos que possam alterar sua composição
  • Meio ambiente: a produção orgânica respeita o meio ambiente e é sustentável. Ela não agride o solo, não prejudica a água ou animais e insetos que ali vivem. Em resumo, a cultivo dos alimentos orgânicos faz parte de um todo, e se sustenta por não destruir o que está ao seu redor.
  • Valor nutritivo: alimentos orgânicos são produzidos com adubação natural e sem químicos, o que garante um alimento rico e balanceado, com maior valor nutricional
  • Ajuda a agricultura familiar: O cultivo e produção de orgânicos está, quase que exclusivamente, concentrada nos pequenos e médios produtores. Isso faz com que se desenvolva a produção local e gere o fortalecimento da agricultura familiar, que tem na produção a sua forma de sustento.

 

Como saber se o produto é orgânico?

Todo produto orgânico comercializado em lojas, empórios e mercados precisa ser certificado e ter o selo orgânico brasileiro. Apenas o produtor familiar, que vende diretamente seus produtos em feiras locais, não tem essa obrigatoriedade, mas este precisa estar cadastrado junto ao órgão fiscalizador. Ou seja, segundo a legislação, todos os produtos precisam apresentar o selo que garante foi produzido seguindo todas as exigências necessárias.

Porém, no universo orgânico, existem diversos produtores que produzem alimentos orgânicos da maneira mais correta possível, e com toda a responsabilidade que o processo exige, porém não utilizam os selos em seus produtos, seja por falta de recursos ou por outra razão. Isso não significa que esse produtos não possuam os mesmos benefícios listados acima. Dessa forma, a melhor maneira de identificar e adquirir os produtos orgânicos é através do conhecimento e confiança no produtor e no local de venda. Por isso a Raiz Nativa seleciona bem os seus fornecedores, para garantir que os produtos aqui comercializados sigam os conceitos e exigências do universo orgânico.

 

Quais são os selos existentes?

No Brasil, o selo oficial é selo do SisOrg – Sistema Brasileiro da Avaliação de Conformidade Orgânica, administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA:

 

O selo possuí duas variações, que informam de qual forma o produto foi certificado, sendo:

  • Certificação por auditoria: produto certificado por auditoria realizada por organismos de avaliação de conformidade orgânica – Empresas Certificadoras.

  • Sistema Participativo: produtos certificados por grupos e associações de produtores orgânicos que auditam um ao outro, e são corresponsáveis entre si.

 

Na grande maioria dos casos, o selo da certificadora ou do grupo do sistema participativo, aparece junto com o selo do SisOrg. Alguns exemplos:

  • Selos Certificadoras:
    •             

 

  • Selos Sistema Participativo:
    •            

 

Além dos selos acima, existem selos de outros países, que também certificam seus produtos orgânicos, e podem aparecer nos produtos, como por exemplo:​

  • USDA Organic - selo norte americano acreditado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:
  • Norma Européia - selo que atende a todas as certificações feitas para o Mercado Comum Europeu:
  • COR (Canadian Organic Rules) - certificação segundo o Regulamento Canadense:
Sobre a loja

Somos uma loja online de produtos Orgânicos e Naturais. Surgimos para oferecer ao mercado alimentos saudáveis, saborosos e de maneira prática, valorizando os pequenos produtores! Se você busca uma alimentação Saudável e Natural, no nosso site você pode escolher e comprar dentre mais de 300 produtos orgânicos e naturais sem sair de casa. Entregamos para todo o Brasil! Oferecemos Frete Grátis dependendo da sua compra. Confira nossos produtos e ofertas!

Pague com
  • Pagar.me
  • PayPal
  • Depósito Bancário
Selos

Raiz Nativa Comercio de Alimentos Ltda. - CNPJ: 27.418.840/0001-25 © Todos os direitos reservados. 2018

SEO by Agência Webtrends